• Home
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
Carta de Notícias
Propaganda
  • Home
  • Economia
    • Meio Ambiente
    • Segurança
  • Gerais
  • Saúde
    • Lazer
  • Cultura
    • Educação
    • Entretenimento
  • Opinião
    • William Saliba
    • Articulistas
  • Fale Conosco
  • Vídeos
  • Arquivo de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Economia
    • Meio Ambiente
    • Segurança
  • Gerais
  • Saúde
    • Lazer
  • Cultura
    • Educação
    • Entretenimento
  • Opinião
    • William Saliba
    • Articulistas
  • Fale Conosco
  • Vídeos
  • Arquivo de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

WhatsApp continua sendo o canal de venda mais usado pelos pequenos negócios mineiros

Pesquisa do Sebrae mostra que 88% dos estabelecimentos, que vendem online, fazem uso do aplicativo de mensagem.

Cid Miranda de Cid Miranda
25 de janeiro de 2022
em Economia
0 0
WhatsApp continua sendo o canal de venda mais usado pelos pequenos negócios mineiros

Anúncios nas redes sociais, se feitos de maneira assertiva e estratégica, podem potenciar as vendas (Foto: Divulgação)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

Mais de 70% dos pequenos negócios mineiros usam as redes sociais, aplicativos ou a internet  para vender seus produtos e serviços. O WhatsApp, aplicativo de serviço para troca de mensagens, foi o canal mais utilizado pelos mineiros, no final do ano passado, para as vendas online. É o que mostra a 13ª edição da pesquisa ‘Impactos do coronavírus nos pequenos negócios’, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre os dias 25 de novembro a 1º de dezembro de 2021. A pesquisa ouviu 553 donos de micro e pequenas empresas (MPE) e microempreendedores individuais (MEI) em todo o Estado.

De acordo com o estudo, 88% dos mineiros afirmaram fazer uso do  WhatsApp em suas vendas. Já o Instagram é utilizado por metade (54%) dos entrevistados, seguido pelo Facebook, com 36% de acesso para a finalidade de comercialização. “Apenas 10% dos donos de  pequenos negócios têm site próprio. Isso pode ser justificado pelo preço maior do investimento com a criação da plataforma, a necessidade de equipe maior e mais treinada, e ainda, a complexidade da logística, que requer mais atenção e esforço”, justifica o analista do Sebrae Minas, Júnio Enes.

Em relação às ferramentas digitais mais utilizadas pelas empresas mineiras estão: o WhatsApp for Business – a versão comercial do mensageiro (usado por 63% dos entrevistados) – e o ‘Google Meu Negócio’- 37% dos entrevistados tinham o perfil da empresa cadastrado na ferramenta do Google que disponibiliza informações sobre localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções do negócio.

A pandemia intensificou ainda mais a relação comercial dos pequenos negócios mineiros com as redes sociais. Segundo o levantamento, 35% dos entrevistados investiram em propagandas pagas no Google, Instagram ou Facebook. “Os anúncios nas redes sociais, se feitos de maneira assertiva e estratégica, podem potenciar as vendas e a comunicação nessas plataformas, gerando bons resultados para as empresas. Mas vale lembrar que mais que vender, também é importante se relacionar e interagir com o cliente, garantindo uma conexão próxima e duradoura. É o que chamamos de marketing de relacionamento”, afirma Enes.

A pesquisa também mostrou que apenas 31% das empresas mineiras tinham um sistema de gestão integrada (software ou aplicativo), conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning) – ferramenta que orienta o dono do negócio a melhorar processos internos e integrar setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.

As ferramentas menos usadas pelos mineiros foram: Gestão de Relacionamento com o Cliente – CRM ou Customer Relationship Management (16%) e a automação de processos (12%). “Os dados confirmam que ainda há um caminho longo a ser percorrido pelos pequenos negócios mineiros, principalmente, quando se diz respeito a novas tecnologias e a integração de dados, tão importantes para a estratégia e a inovação das empresas”, explica o analista do Sebrae Minas.

Tags: Fundação Getúlio VargasSebraetroca de mensagensvendas onlineWhatsApp
Cid Miranda

Cid Miranda

MTb 20.337/MG – JP

Relacionado Notícias

Fiemg e Sebrae farão 10 feiras de negócios em seis regiões de Minas
Economia

Fiemg e Sebrae farão 10 feiras de negócios em seis regiões de Minas

16 de maio de 2022
Governo vai ao STF para suspender resolução do Confaz sobre diesel
Economia

Governo vai ao STF para suspender resolução do Confaz sobre diesel

13 de maio de 2022
Fundação Renova e Senai oferecem curso gratuito de Montagem e Desmontagem de Andaimes
Economia

Fundação Renova e Senai oferecem curso gratuito de Montagem e Desmontagem de Andaimes

12 de maio de 2022
Semana do MEI será realizada em Ipatinga
Economia

Semana do MEI será realizada em Ipatinga

12 de maio de 2022
Sindivest Vale do Aço promove debate sobre Indústria 4.0 no setor de confecções
Economia

Sindivest Vale do Aço promove debate sobre Indústria 4.0 no setor de confecções

10 de maio de 2022
Petrobras aumenta em 8,87% preço do diesel
Economia

Petrobras aumenta em 8,87% preço do diesel

9 de maio de 2022

Últimas notícias

Prefeitos do Vale do Aço buscam alternativa para reajuste da tarifa do transporte público

Prefeitos do Vale do Aço buscam alternativa para reajuste da tarifa do transporte público

16 de maio de 2022
Coca-Cola está proibida de comercializar suco Del Valle Fresh no DF

Coca-Cola está proibida de comercializar suco Del Valle Fresh no DF

16 de maio de 2022
Funed realiza exames de diagnóstico da hepatite aguda infantil

Funed realiza exames de diagnóstico da hepatite aguda infantil

16 de maio de 2022
O pombo cagando no tabuleiro… O que pode vir por aí?

O pombo cagando no tabuleiro… O que pode vir por aí?

16 de maio de 2022
Defesa Civil alerta para onda de frio nos próximos dias em Ipatinga

Defesa Civil alerta para onda de frio nos próximos dias em Ipatinga

16 de maio de 2022
Nadadora da Usipa é ouro em duas provas da Copa das Federações

Nadadora da Usipa é ouro em duas provas da Copa das Federações

16 de maio de 2022

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

  • Cultura
  • Economia
  • Gerais
  • Saúde
  • Entretenimento
  • Meio Ambiente
  • Segurança
  • Educação
  • Lazer
  • Opinião

CARTA DE NOTÍCIAS

Diretor de jornalismo:
William Saliba
(MTb 04.247/MG – JP)
diretoria@cartadenoticias.com.brEditor de web:
Cid Miranda (MTb 20.337/MG – JP)
redacao@cartadenoticias.com.br

© 2021 Carta de Notícias. Todos os direitos reservados.
Suporte técnico: DG Company | Whatsapp: (51) 98533-2882.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Economia
    • Meio Ambiente
    • Segurança
  • Gerais
  • Saúde
    • Lazer
  • Cultura
    • Educação
    • Entretenimento
  • Opinião
    • William Saliba
    • Articulistas
  • Fale Conosco
  • Vídeos
  • Arquivo de Notícias

© 2021 Carta de Notícias. Todos os direitos reservados.
Suporte técnico: DG Company | Whatsapp: (51) 98533-2882.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?